quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Lendas: Comadre Fulosinha

E mais uma participação de leitor no blog,o simpático Flávio Santana Calixto,me enviou essa lenda brasileira que não conhecia e faz parte do folclore pernambucano,que aliás é uma região rica em lendas populares.


Sempre sentada em seu balanço de cipós no meio da mata arrumando seus cabelos de diversas maneiras e se dando ao luxo de fumar, está Comadre Fulosinha. As vezes confundida com Caipora e Curupira pelo seu hábito de proteger a Fauna e Flora, gosta de travessuras com qualquer um que entra eu seu habitat. Ver esse espirito é sinal que você não tem se procedido muito bem. Por odiar ser ignorada, um simples passeio pode terminar em um enforcamento nos seus cabelos. Comadre Fulosinha exige dos seus visitantes uma porção de fumo ou mel para seu deleite.
Dizem que esse espirito era de uma criança. A respeito de sua origem não há relatos conclusivos. Falam que ela um dia se perdeu, e também que foi abandonada por sua mãe, até se fala que ela foi entregue a outros espíritos como oferenda por sua mãe que era uma feiticeira. Mas o melhor de se saber sobre Comadre Fulosinha é que é um tipo de espirito que se pode evocar para o seu “auxilio”, por exemplo quando se perder e quiser fazer uma troca de um espirito guia que pode ser revelado em forma de animal por mel ou fumo.
Comadre Fulosinha não é como outros espíritos. Ela é interesseira, ágil e muito sagaz. Com ela não interessa o que você ganha, mas sim o que perde para ela em troca de sua sanidade. Porém ela não te ataca desprevenidamente, ela assovia continuamente e em um volume cada vez mais baixo enquanto se aproxima e forma o seu laço para prender os que tentam lhe desafiar. Considerado um espirito vingativo ela é de todos um dos mais traiçoeiros.

Abaixo segue dois links para quem quiser saber um pouco mais sore a lenda:

5 comentários:

  1. Muito boa, tem uma porção de histórias legais aqui no Brasil e que as pessoas não dão a minima, uma pena.
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada^^
      Também acho uma pena Yasmim,pois o nosso país tem um cultura histórica muito rica.

      Excluir
    2. axo meio imbaçado sobre essa historia pois ñ vejo nada em comum cm oq ouvo .. sera q é verdad?

      Excluir
  2. já a história que eu ouvi sobre a florzinha é diferente: dizem que a tau é o espirito de uma mulher que é conhecido por roubar crianças de sete meses que a mãe tira de casa. a história tem varias versões onde ela é uma enfermeira, uma mulher que perdeu ou não pode ter filhos e etá msm uma bruxa que pegava crianças para sacrifícios, em fim o importante é que ela morreu, mais o espirito continuou roubando as crianças, por isso gerou uma crença de que as mães não podem sair com as crianças para fora de casa quando elas completam 7 meses, pq se isso acontecer a florzinha vem buscar a criança... ps:ck

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube