terça-feira, 8 de julho de 2014

Deformação craniana artificial ou Headbinding

Deformação artificial do crânio , cabeça achatada , ou cabeça de ligação é uma forma de alteração do corpo em que o crânio de um ser humano é intencionalmente deformado. É feito para distorcer o crescimento normal do crânio de uma criança através da aplicação de força. As formas mais comuns são as planas, as alongadas (produzidas pela ligação entre dois pedaços de madeira ), arredondada (faixas de pano em torno da cabeça ) e cônicas estão entre as escolhidas. É normalmente realizado em uma criança por ter o crânio mais flexível; é mais comum que  as bandagens comecem  a ser feitas em um bebe com mais ou menos um mês de vida e é feito até o sexto ou sétimo mês de
vida do mesmo. E nesse meio tempo a cabeça da criança vai sendo moldada.

Ainda hoje algumas tribos praticam o headbinding,mas são tribos quase inacessíveis e ficam em locais praticamente isolados,e são poucos os visitantes que tem permissão para visitação,em alguns lugares pesquisadores tem um acesso mais fácil para pesquisar essa cultura tão estranha,e uma das tribos em que se pode ter algum tipo de contato são os Vanuatus,localizados na Oceania que já são adeptos dessa prática há milênios.
Acredita-se que essa prática seja muito antiga,tendo sua criação lá com o homo sapiens neolítico no sudoeste da Ásia(cerca de 4.000 anos),onde hoje se encontra Israel e depois acabou sendo difundida por boa parte da Europa,chegando até os Maias,Incas e algumas tribos
Norte- Americanas como os Chinookan e demais tribos que faziam parte de uma federação chamada  Flathead.

Acredita-se que o headbinding era usado para denominar status social e também para saber a qual família cada indivíduo pertencia,e com o tempo foram ocorrendo algumas mudanças para denominar,inteligência e beleza.













2 comentários:

  1. Minha nossa, que horror com os pequenos.
    Na nossa cultura as mães fazem o possível e o impossível para consertar uma deformidade dessas nos bebes e em outras culturas isso pode ate ser considerado beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra vc ver!! Questões culturais são muito delicadas e algumas como essas deveriam ser probidas!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube