quarta-feira, 2 de julho de 2014

Os maravilhosos e demoníacos teatros da Belle Époque

Olá mundanos,ainda estou de luto pelo falecimento de uma amiga e pensei seriamente em não postar nada no blog durante essa semana,mas como ão estou muito legal resolvi usar o blog com fins terapêuticos e deu certo,além de me distrair acabei pesquisando sobre algo que sempre me encantou,os teatros góticos do século XIX,que para alguns eram considerados amaldiçoados e para outros uma bizarra maneira de diversão ou ponderar sobre a vida e suas futilidades.
Um desses teatros era o Cabaret du Néant ou Taverna da Morte como era sutilmente apelidado,contava com várias atrações assim digamos mórbidas;os assentos do local
eram 'lápides' e suas apresentações beiravam a um realismo que deixaria muitos fãs de gore com uma pulga atrás da orelha,tamanha era a perfeição da maquiagem,efeitos especiais e atuações dos artistas.
Quando chegava ao local o anfitrião da noite era um 'monge' com uma ar putrefato,que acompanhava os clientes por um corredor pequeno,escuro e 'úmido' totalmente iluminado por velas.
No interior do salão,era tocada uma música fúnebre e os garçons vestiam-se como agentes funerários;algumas velas possuíam formatos de caixões e a decoração da casa era composta por cadáveres,muitas pinturas de esqueletos e é claro o pessoal da casa que tinha as mais grotescas fantasias.
Uma das atrações,era quando o mágico escolhia algum espectador da platéia e o encerrava dentro de um caixão,que ficava em pé e quando o mágico voltava a abrir o caixão aparecia apenas um esqueleto que quase se transformava em pó  e o 'corpo' da pessoa sempre vinha detrás do palco depois sendo guiado por um 'fantasma',essa atração sempre rendia aplausos calorosos das pessoas.
Também havia uma sala particular,essa com esculturas macabras,onde as pessoas se sentavam em volta de uma mesa para debater sobre a vida e a morte.
Pode-se dizer que o Cabaret Du Néant foi um dos precursores para os bares góticos que começaram a surgir na metade de 1900.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube