domingo, 28 de dezembro de 2014

Penny Dreadful folhetins de horror da era vitoriana

Penny Dreadful  (também chamado  tostão de horror,centavo horrível , centavo vagabundo e  centavo de sangue ) foi um tipo de publicação de  ficção britânica no século 19, que geralmente caracterizava  histórias seriadas de terror e horror, que eram publicadas até duas vezes por semana, cada livreto custava de um a dois centavos. O termo, no entanto, logo veio a abranger uma variedade de publicações e estilos, que no geral eram publicações de ficções sensacionalistas e baratas, com o intuito de entreter os jovens da classe trabalhadora da era vitoriana.
A Grã-Bretanha vitoriana experimentou mudanças sociais que resultaram em aumento das taxas de alfabetização. Com a ascensão do capitalismo e da industrialização, as pessoas começaram a gastar mais dinheiro em entretenimento o  que contribui para a popularização desse tipo de  romance. De acordo com essas mudanças, a demanda para a literatura em meados do século XIX, intensificou-se dramaticamente.
Os dreadfuls tinham  sua natureza barata, e pobre,mas possuíam  uma  qualidade sensacional, e ficou muito popular entre os pobres, pois de certa forma esse tipo de leitura supria a necessidade de 'aventura', tornando-se assim a forma mais atraente e de baixo preço de leitura escapista disponível para jovens comuns.
O nome penny dreadful foi criado para causar um certo impacto e para que as pessoas soubessem que esse tipo de leitura poderia passar uma certa imoralidade,já que possuía alguns valores distorcidos como violência e terror. Na realidade, os romances de série eram overdramatics, ultra-românicos,  mas inofensivos. E com o seu baixo valor literário  resultou em jovens cada vez mais alfabetizados no período Industrial. Mas em contrapartida a grande circulação desta literatura sensacionalista, no entanto, contribuiu para um medo cada vez maior de crimes  em meados de Grã-Bretanha vitoriana,já que alguns assassinos se inspiravam nos contos do folhetim.

Estes livretos começaram  a serem distribuídos na década de 1830, originalmente como uma alternativa mais barata à parte de  obras de ficção tradicionais, como os de Charles Dickens para adultos, mas lá pelos anos 1850 os penny dreadfuls  foram destinados  exclusivamente a adolescentes. As  histórias eram reimpressões  de Gothics  romances como  O Monge, O Castelo de Otranto , Sweeney Todd, Spring-Heeled Jack;  bem como novas e originais  histórias sobre criminosos famosos. Alguns dos mais famosos dreadfuls foram:   The String of Pearls: A Romance  (introdução de  Sweeney Todd ),  Os Mistérios de Londres  e  Varney the Vampire . Salteadores também eram heróis bem  populares. 
Alguns adolescentes daquela época não podiam pagar os míseros centavos pedidos pelo folhetim,então alguns começaram a comprar alguns números e clubes foram abertos para esse tipo de leitura,assim como alguns amigos também 'alugavam'  os dreadfuls para que outros pudessem ler.
Mas no final de 1893 um certo editor chamado Alfred Harmsworth decidiu lançar algumas novas histórias ,mas dessa vez voltado aos 'nobres' com um papel de melhor qualidade e vendido a meio tostão e a partir desse momento começou a derrocada dos penny dreadfuls,até caírem no esquecimento.
Uma série que tem resgatado as histórias desse tipo de ficção foi o seriado que leva o mesmo nome Penny Dreadful,resgatando o clima imoral de terror,horror e terror psicológico em doses certas,resgatando  a fala,cultura  e o modismo da era vitoriana.








4 comentários:

  1. tá assistindo a série? vale muito a pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou sim Malu! Aliás me apaixonei por ela logo de primeira,já estou bem ansiosa a espera da segunda temporada!!

      Excluir
  2. Gostaria das referências, você poderia me dar? Agradeço :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube