quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Katzenklavier ou o bizarro piano-gato

La Nature 1883
Imagine uma fileira de oito gatos hermeticamente embalados em gaiolas individuais, encravado ao longo de um teclado. Suas caudas estão presas e esticadas. Com o toque de uma tecla, um mecanismo bate um prego por baixo no rabo do gato. Assim, quando um tecladista toca uma música, os gatos que são arranjados de acordo com as notas de  seus miados,juntos  e com dor, criam uma harmonia musical. E é basicamente assim que o katzenklavier, foi imaginado, mas nunca inventado, e faz parte de uma área musical e instrumental muito distinta: a fictophonia, que nada mais é do que os pensamentos loucos, de homens que achavam que podiam criar músicas a partir de objetos imaginários,em sua grande maioria bizarros.
Felizmente a grande maioria das criações eram grandes decepções, pois seus sons eram disformes e perturbadores, e talvez o pior deles tenha sido o piano-gato, os bichanos eram confinados em um Clavicórdio que é um instrumento semelhante ao piano,porém com o som mais baixo e suave.
Essa moda fictophonia,começou,mais ou menos em 1550, mas o katzennklavier foi inventado, ou melhor se tornou popular por volta de 1655, apesar de ser um instrumento apenas imaginado, tomou grandes proporções e varias imagens e pinturas foram dedicadas a esses bichinhos musicais.
As lendas são tantas, que dentre todas, uma se destaca: a de que um príncipe italiano foi curado de suas mazelas ao ouvir o som diferente que os miados dos gatos proporcionavam.
Johan Christian Reil um médico  escreveu um livro sobre a cura proporcionada pelo piano gato intitulada Rhapsodieen über die Anwendung der psychischen Curmethode auf Geisteszerrüttungen  em meados de 1800, e acreditava piamente nos efeitos medicinais que o katzenklavier operava; mas depois de alguns anos a criação foi proibida, pois conseguiram comprovar que os gatos eram tratados de maneira cruel e um som proveniente da dor jamais seria harmonico, assim  o katzenklavier foi esquecido no tempo e hoje só há documentos e imagens guardados em museus.


Bry Emblemata (Johann Theodor) 1596

Magia universalis naturae et artis (Gaspar Schott)


Fonte: wikipedia.org

2 comentários:

  1. Vixi...imagina a gritaria...rsrsr. Cada ideia doente esse povo tinha...onde que um bando de gato gritando daria em música...

    Isso sem falar no absurdo que é tratar animais desse jeito, mas naquela época as coisas eram assim mesmo...affs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Nando rsrsrs, existe louco pra tudo,mas fazer isso com os bichanos é muita inanidade mesmo.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube