quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Obeah: umas das religiões africanas mais antigas

Obeah é, talvez, a mais antiga de todas as religiões africanas no Caribe.   Seu nome é derivado das palavras Ashanti Obay-ifo ou Obeye, que significa mago ou bruxa.   Os ashantis ou Koromantyn africanos eram da Costa do Ouro, e por conta de sua religião e rebeldia, os franceses e espanhóis evitavam vendê-los e importarem como escravos.Assim, a prática de Obeah está confinada as Antilhas Britânicas, com variações em Guadalupe e na Martinica.   De acordo com Margarite Fernandez-Omos e Lizbeth Paravisini-Gerbert, Obeah "é uma religião complexa como um sistema de crenças enraizadas em noções crioulas de espiritualidade, que reconhece a existência e o poder do mundo sobrenatural".
Além disso, Obeah incorpora duas categorias básicas de prática:   magias, tanto boas como más, e práticas de cura baseadas na utilização de elementos do mundo natural. Obeah frequentemente era um conforto para os africanos deslocados e eles sabiam que poderiam contar com suas crenças para a cura e proteção.No entanto, as colonias  britânicas viam nessa religião Obeah algo ameaçador para proprietários de plantações, então sua prática foi proibida em muitas dessas colônias britânicas.


Crenças e Práticas
Práticas Obeah demonstram muitos dos aspectos da religiosidade afro-caribenha, como a veneração dos antepassados, possessão espiritual, o sacrifício de animais, e adivinhação, mas não tem um complexo sistema de liturgia organizada e ritual.  Praticantes de Obeah são conhecidos como homem ou mulher Obeah e acredita-se que esse dom de poderes especiais são passados ​​de geração em geração, ou então passam por uma conversão milagrosa que lhes confere com os poderes do Obeah.   Uma vez que o dom de Obeah for identificado, a pessoa geralmente passa o tempo como aprendiz, a fim de aprender as praticas e a filosofia da religião.   Um praticante Obeah é geralmente procurado por alguém que pretenda fazer uma mudança em sua vida, e o sucesso do homem ou a mulher Obeah está diretamente relacionada com a reputação que ele estabeleceu como um fitoterapeuta, suas habilidades como ouvinte, e sua capacidade de alcançar os resultados esperados.
Desde que Obeah foi proibido nas Antilhas Britânicas, a sua prática é numa base individual e um praticante Obeah pode cantar ou entrar em transe no tratamento de um cliente individual," a prática "não tem qualquer semelhança com os complexos rituais de possessão e de invocação dos espíritos através da música e da dança característica de outras práticas crioulas de origem africana.O cliente pode procurar o praticante Obeah para feitiços ou encantamentos que auxiliam relacionamentos românticos, ou para as práticas tão variadas como escapar de problemas legais ou ter  sorte no jogo. O Obeah consulta com um cliente e, em seguida, recomenda uma solução para o seu problema. Por exemplo, "banhos, massagens, ou prescrições de cura pode ser aplicada a doenças físicas, enquanto bolsas ou garrafas feitas de várias substâncias  tipo ervas, terra, animais ou matéria do corpo humano (cabelo, manicure recorte, sangue e outros fluidos corporais) , artigos de vestuário (colocados em lugares estratégicos ou desgastadas sobre o corpo são recomendados para outros problemas.   Assim, a função social principal de um homem ou mulher Obeah é a de curador.
Na sua qualidade de curador, homens e mulheres Obeah são muitas vezes chamados para fornecer proteção contra qualquer número dos espíritos que habitam o mundo dos vivos. Fantoches, por exemplo, são objetos inanimados que supostamente têm poderes especiais e são transportados para a proteção ou são  reverenciados.  Eles são muitas vezes feitas de partes do corpo humano ou de partes de um corpo animal, objetos de roupa e sujeira, com o cabelo de ser um material particularmente poderosa para um fantoche. Fantoches e outros materiais de proteção são usados ​​para afastar duppys , ou as sombras de homens e mulheres que são deixados para trás.   Duppys não são a alma de uma pessoa, que passa para a vida após a morte, mas em vez disso são a sombra que podem habitar locais específicos.   A fim de proteger contra duppys, o homem Obeah prescreve muitos rituais para que o duppy não vai causar mal ou travessuras.   Por exemplo, "para evitar o retorno de um duppy, ervilhas vermelhas ou sementes de banana são plantadas no túmulo da pessoa falecida.Da mesma forma, o praticante Obeah podem ser chamados para proteger uma pessoa de Old Higue (Hige), uma velha figura que derrama sua pele e suga o ar dos bebês, que posteriormente morrem. Old Hige pode ser destruída se alguém queimr ou danificar sua pele para que ela não poderia voltar. 
Myal é uma variação de Obeah que é praticada na Jamaica. Suas semelhanças incluem:   habilidades em fitoterapia, aspectos de cura, preparação de fetiches e outros objetos para influenciar comportamentos, garantindo proteção, e alcançando seus objetivos. No entanto, Myal tem um conjunto de rituais comunitários, que muitas vezes envolvem canto, percussão, chamando aos espíritos, e de posse muito mais complexa. Além disso, os homens myal, ao contrário dos homens obeah, são líderes com adeptos e a possibilidade de realização de um transe de possessão em Myal está mais intimamente relacionado com Vodu haitiano, que permite uma conexão mais direta com o mundo espiritual.  
Myalism, por causa da influência de práticas católicas e Africano, pode "diminuir o abismo aparente entre Obeah por um lado e Santería e Vudu do outro. A dança em Myal é uma das práticas mais importantes da comunidade e liga os profissionais para o panteão dos deuses do Oeste Africano. Como Fernandez-Omos e Paravisini-Gerbert afirmam: "O ritual da dança Myal, uma dança hipnótica em círculos sob a direção do líder, envolvido também uma abertura de fascinação para a entrada do espírito no corpo do iniciado, fornecendo uma ponte entre a característica de posse espírito de práticas afro-crioulos e o enchimento com o Espírito Santo encontrado em algumas variantes do cristianismo no Novo Mundo ". Danças Myal foram muitas vezes destinadas a recuperar espíritos presos por duppys e maconha e outras drogas alucinógenas foram usadas para melhorar e permitir o estado de transe.   Porque Myal é muitas vezes considerada "boa" magia em oposição ao "magia ruim " do Obeah porque Myal está associada a prática de cura, adoração em êxtase, e possessão espiritual, era mais suscetível a ser absorvida pelos evangélicos cristãos no século 19, e de fato os homens myal se agarravam ao cristianismo durante o período Revivalista na Jamaica.

Política do Movimento
Depois de 1760, tornou-se punível com a morte para os escravos de praticar Obeah na Jamaica, e o resto das colônias britânicas seguiram o exemplo. Este impulso para ilegalizar Obeah deveu-se a 1° Rebelião em 1760, quando um homem liderou uma revolta de escravos Koromantyn. Foi dito que ele deu os escravos a "preparação mágica que deveria torná-los invulneráveis ​​às armas das autoridades".  A aprovação da lei foi feita para proteger contra a prática de Obeah, mesmo os colonizadores sabendo que poderia causar novas revoltas. No entanto, isso foi prejudicial para o sistema de crenças Africanas porque qualquer prática de fé era suscetível de ser chamada de "obeah" pelas autoridades, e por isso muitas das tradições africanas neste momento se perderam ou foram esquecidas a força. O potencial de revolta e retaliações contra os colonizadores nunca foi muito longe das colonias britânicas  e para os povos africanos Obeah não era uma magia ruim,para muitas pessoas, parecia capacitá-los a moldar sua própria existência através da manipulação dos espíritos, tanto benevolentes e malévolos.
Como dito acima, myalism deu lugar a uma forma creole do cristianismo durante o período revivalista, como revivalistas "acreditavam na eficácia de obeah, mas enquanto o pastor avivalista pode praticar a cura e fornecer encantos contra doenças e fantasmas (duppys), ele não pode ser descrito como um Obeah ... Em um sentido real, o pastor é como o Okomfo Akan; ele é um padre, não um homem-obeah.  
O mais importante, no entanto, Obeah e Myal deu aos africanos o acesso a uma espiritualidade que eles conectavam com o passado e com o mundo espiritual, uma vez que, do ponto de vista Africano os processos de vida foram envolvidos em um conflito perpétuo com os de morte. Isto é o mais importante para o escravo cuja vida é muitas vezes dominado por morte, e sentir que pode afetar e controlar o mundo natural em oposição às crenças cristãs dos mestres é muito libertador para os praticantes de Obeah.   
Como Moore e Johnson afirmam, a importância mais fundamental de Obeah é que "a preservação de seu sistema de crenças afro-crioula ainda serviu para confirmar a sua intenção de determinar por si mesmos o que era culturalmente apropriada e o que não era.   Foi uma afirmação positiva da autodeterminação cultural em face da pressão hostil de cima.
A religião tem suas raízes nos cultos Fon ao Deus Serpente, entidade celestial, chamada de Damballah Weddo no centro religioso de Ouidah no antigo Daomé, atual Benin e  é praticada no Suriname, Jamaica, Haiti, Ilhas Virgens, Trinidad e Tobago, Guiana, Belize, as Bahamas, São Vicente e Granadinas, Barbados e muitos outros países caribenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Postagens

acompanhe

Comentários

comente também

Copyright © 2013 - Meu mundo e assim |
Design by Betto wert | Tecnologia do Blogger
    Twitter Facebook Google + YouTube